Inaugurada Embarcação que Liga Vieira do Minho à Serra do Gerês

.

Inaugurada  Embarcação que Liga Vieira do Minho à Serra do Gerês

Inaugurada Embarcação que Liga Vieira do Minho à Serra do Gerês 5.00/5 (100.00%) 2

A barcaça que permite efetuar a travessia dos animais bovinos da freguesia de Louredo, concelho de Vieira do Minho, para o lugar da Ermida, em Terras de Bouro, foi ontem inaugurada, dia 1 de março.

O momento contou com a presença do Executivo Vieirense, liderado pelo Engº António Cardoso, da Presidente da Assembleia Municipal, Drª Neli Pereira, dos Presidentes de Junta de Freguesia de Louredo e de  Cova/Ventosa, para além dos inúmeros populares que se juntaram à efeméride.

Para além das inúmeras presenças, o momento foi abrilhantado pela atuação do Rancho Folclórico os Passarinhos da Ribeira.

Após o ato inaugurativo, a Vezeira da Ribeira, acompanhada pelos seus proprietários, voltou a fazer a tradicional travessia da barragem da Caniçada em direção ao alto d a Serra do Gerês, mantendo assim viva uma das tradições comunitárias da região que leva mais de 200 anos.
A barcaça com 10 metros vai agora ligar as duas margens do rio Cávado que distam cerca de 200 metros entre elas.

Desta forma fica salvaguardada a transumância do gado bovino para as melhores pastagens no alto da Serra do Gerês.
Depois da travessia da barragem, o vezeira vai permanecer, no alto da Serra, até ao mês de Setembro, altura em que regressa  às freguesias de origem. Durante o tempo que permanecem na serra é guardada à vez pelos próprios donos, que permanecem na montanha onde pernoitam e cozinham nos fornos existentes na serra.
De referir que esta tradição  permanece viva graças à vontade e empenho dos populares, dos autarcas e ao financiamento do grupo EDP.

fonte: www.correiodominho.com

Visite Também:

Conheça mais Alojamentos no Gerês:

Deixe o seu Comentário

759 Visualizações
Ferias no Gerês: Casas, Hotéis, Bungalows, Parques de Campismo, Aqui vai encontrar o alojamento perfeito para as suas ferias no Gerês.